Tuesday, September 22, 2015

Human condition | Condição Humana

Memória descritiva 

“Olhar o passado para construir o futuro”


 Trabalhando em torno de um conceito alargado do que pode ser um relicário, proponho obras que incorporam simbolicamente o passado e se transfiguram em contentores de relíquias a preservar, para memória futura.
Não são despojos materiais de coisas mortas, serão antes, um sonho, uma recordação, uma ideia, o que guardo nestes relicários.

Cuidadosamente preservados para a posteridade de uma forma simples mas não desprovida de sentido de humor, a estes sentimentos, ideias e valores em vias de extinção que gradualmente irão passando a frágeis recordações num futuro próximo, proponho o olhar que a devoção dedica à coisa sagrada, apelando por vezes à sensibilidade lúdica, claramente marcada da infância.



Sejam os objectos que incluo, encontrados ou criados de raiz a partir da experimentação de materiais e técnicas, pretendo dar expressão à inefável sensação de impermanência, perante a passagem do tempo na minha própria vida e a perda potencial que isso implica, mas também a decadência acelerada dos valores da vida humana e da sociedade em que nos inserimos.

Fazendo o registo por via dos relicários e da representação recorrente do coração como símbolo do que há de mais visceral e simultâneamente mais transcendente na vida e na cultura, procuro contribuir para a reflexão sobre o que desejamos para o presente e para as gerações futuras.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...