Wednesday, April 12, 2017

Heroon



Beatriz Cunha

XIX Bienal de Cerveira
DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS, Apropriações da arte popular

Memória descritiva

A memória, a História da Arte, a cultura popular, a representação do corpo humano, a tentativa de equilibrar tendências opostas, são os pilares da construção das minhas obras, mas não o ponto de origem, esse fica reservado à busca por uma homeostasia interior. 
Num mundo exterior tomado pela instabilidade, onde sou, somos todos, forçados a conviver diariamente com o inconcebível, é de grande valor, a possibilidade de me voltar para o trabalho artístico, como se me voltasse para a própria alma, para um mundo interno e seguro.
Do contraste desses mundos nascem obras que tendem à combinação ecléctica, de múltiplas referências, integrando elementos aparentemente incompatíveis e de proveniências muitas vezes opostas ou com reminiscências de uma ruralidade já quase perdida.
O seu desenvolvimento acontece na confluência entre as forças fundamentais da Natureza e o lugar do ser humano como um elemento, entre outros, de um contexto mais amplo, entre fenómeno e essência, acção e resultado, numa procura de representação simbólica das complexidades da vida, inserida numa sociedade tecnicamente avançada mas em crescentes dificuldades em termos humanos, e do lugar que ela ocupa no Universo.



“Heroon”, é dedicado ao heroísmo do homem comum, um homem telúrico, antigo e gasto mas rico de vivências e sabedoria acumulada, sustentado pelas quatro pernas de um banco, de produção industrial mas interiormente pleno de reverência pelo sagrado na natureza. Uma espécie de relicário de contraditórias experiências de vida.  
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...