This body of work, that is just beginning, intends to further explore these questions, exposing to plane view the more cumbersome bowels.
Coração e rins e outros órgãos internos causam repulsa. A pessoa comum recua à sua vista. Desde sempre intrigada por isto, pergunto-me porque nos sentimos tão repelidos pelos órgãos que são vitais para nossa existência? Será porque não suportamos olhar para o nosso interior? Será porque um órgão exposto é igual a morte? Será porque os órgãos dos animais são exactamente como os nossos? O que é que nos fazem lembrar as vísceras? É apenas uma questão de hábito? Ou há uma, mais profunda, raiz psicológica para isto? Proponho que a resposta está no nosso distanciamento da natureza e na nossa recusa em olhar para nós mesmos como parte dela. Não gostamos de ser confrontados com a morte, não gostamos de pensar que os animais são como nós por dentro, não gostamos de pensar quão frágil é a nossa existência.
Este conjunto de trabalhos, que agora começa, pretende continuar a explorar estas questões e expor à vista as entranhas mais incómodas.
1 comment:
Um trabalho forte, de grande intensidade, muito belo.
Post a Comment